Projeto Xeque Mate para Todos

A FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE XADREZ PARA DEFICIENTES VISUAIS - FBXDV deu início em 2020 ao PROJETO XEQUE MATE PARA TODOS. Este projeto visa permitir o acesso ao xadrez a deficientes visuais de todas as regiões do Brasil.

A idéia de ensinar o xadrez para outros deficientes visuais surgiu com a iniciativa de alguns de nossos enxadristas e estes se juntaram dando início ao projeto.

O objetivo é disseminar os conhecimentos desta modalidade propiciando que mais deficientes visuais tenham condições de praticá-lo.

Sabemos dos inúmeros benefícios que o xadrez proporciona de maneira geral e para o deficiente visual em particular, além de ser muito democrático, pois independe de faixa etária, gênero ou classe social.

O projeto leva o nome da FBXDV e vem tendo grande alcance, pois já agrega mais de 80 pessoas, dos oito aos oitenta anos, se iniciando no xadrez.

As aulas são ministradas via WhatsApp, o que tem permitido atingir um número cada vez mais expressivo de pessoas em todo o Brasil.

O projeto reúne jogadores iniciantes que querem aprender a jogar e enxadristas mais experientes que se dispõem a ensinar de forma gratuita, até então, e por isto mesmo com bastante precariedade, porque gostaríamos de ter condições de atender a todos em suas demandas, que vão desde a falta de acesso ao tabuleiro adaptado, imprescindível para o aprendizado, até a falta de profissionais remunerados e com uma melhor qualificação técnica, o que poderá ser atingido com patrocínio governamental ou vindo da iniciativa privada.

Estamos divulgando o projeto com o objetivo de alcançar o maior número, de deficientes visuais, possível e também de estabelecermos parcerias que possam atender as demandas dos deficientes visuais nesta modalidade.

Estamos à disposição para mais detalhes do funcionamento do projeto e esperamos que venham se juntar a nós.

Formas de entrar em contato:
Email: secretariageral@fbxdv.org.br
WhatsApp: 51998353585 – Oneide de Souza Figueiredo, Coordenador do Projeto.

Erro | FBXDV

Erro

Ocorreu um erro inesperado no site. Por favor tente novamente mais tarde.

Menssagem de erro

Não foi possível enviar e-mail. Contate o administrador do site se o problema persistir.