REGRAS BÁSICAS DO XADREZ

REGRAS BÁSICAS DO XADREZ
O Xadrez é jogado por dois jogadores. Um joga com as peças brancas o outro com as pretas. Cada um inicialmente tem dezesseis peças: Um Rei, uma Dama, duas
Torres, dois Bispos e oito Peões. Para deficientes visuais, as peças possuem um pino de fixação embaixo e as pretas tem alguma característica que pode
ser uma ranhura ou um preguinho sobre elas, para que as mesmas possam ser diferenciadas das brancas, com o tato. O tabuleiro possui 8 linhas e 8 colunas,
formando assim 64 casas de cores alternadas, 32 brancas e 32 pretas. No tabuleiro adaptado as casas pretas são mais elevadas que as brancas e todas possuem
um orificio para que a peça seja fixada. Usamos a anotação algébrica das casas para sua identificação. As colunas representadas pelas letras de A até H
e as linhas de 1 a 8, ouseja vai de A1 A H8. Para facilitar o entendimento da pronuncia da casa é utilizado nomes próprios para cada letra: A, Ana; B,
Bela; C, Cézar; D, David; E Eva; F, Félix; G, Gustav; H, Hector; O posicionamento inicial das peças no tabuleiro é da seguinte maneira: As peças brancas
são montadas da esquerda para a direita na primeira linha com a seguinte ordem: Torre (a1), Cavalo (b1), Bispo (c1), Dama (d1), Rei (e1), Bispo (f1), Cavalo
(g1)e Torre (h1). As peças pretas acompanham esta mesma ordem na linha 8, ou seja, de frente para a outra as peças são as mesmas. Imediatamente após cada
uma destas linhas, está uma linha de 8 peões, isso significa que os brancos estão na linha 2 e os pretos na linha 7. Os jogadores movimentam alternadamente
uma das suas peças, sendo sempre o jogador com as brancas o primeiro a começar. Um movimento consiste em pegar numa peça e coloca-la numa nova casa respeitando
as regras de movimento. Só o Cavalo é que pode passar por cima de outras peças. Um jogador pode Capturar peças do adversário, para faze-lo tem de movimentar
uma das suas peças para uma casa que contenha uma peça inimiga, respeitando as regras de movimento. A peça capturada é retirada do tabuleiro. (A captura
não é obrigatória). O jogo termina quando se atingir o mate ou uma situação de empate. Regras de Movimento Rei O Rei pode mover-se uma casa na horizontal,
vertical ou diagonal. O Rei do lado a jogar nunca pode estar em xeque após a realização de uma jogada. Se não for possível evitar que o Rei esteja em cheque
a posição passa a ser de mate e o lado do Rei que está a ser atacado perde. Dama A Dama pode movimentar-se um qualquer número de casas na horizontal, vertical
ou qualquer em uma das diagonais. Torre A Torre pode movimentar-se um qualquer número de casas na horizontal ou vertical. Bispo O Bispo pode movimentar-se
um qualquer número de casas em qualquer uma das diagonais. Cavalo O Cavalo movimenta-se em forma de L, e é a única peça que pode "saltar" por cima de outras.
O movimento do cavalo define-se como: duas casas numa direcção e outra na perpendicular. Peão O peão move-se de formas distintas quer se esteja a mover
ou a capturar uma peça. Quando um peão se move avança uma casa na vertical em direcção ao lado do adversário. Apenas na primeira vez, para ganhar tempo,
o xadrez permite que se avance uma ou duas casas. Para capturar o peão move-se uma casa na diagonal. Tomada en-passant Um movimento especial dos peões
chama-se tomada en-passant. Ele é possível quando um peão avança duas casas e quando simultaneamente um peão inimigo se encontra em posição de ataque à
casa por onde o peão que se move passa. Nesse caso o peão atacante pode capturar o que se move movendo-se para a casa de passagem. Esta tomada só pode
acontecer no lance seguinte ao movimento. Promoção Outro movimento característico dos peões é a promoção. Esta acontece quando um peão atinge a última
linha, ou inversamente a primeira do adversário. Quando isso acontece o jogador tem de converter o Peão numa Dama, Torre, Bispo ou Cavalo. Roque O roque
é um lance especial em que o Rei e a Torre se movimentam simultaneamente. Este só pode ser realizado uma vez por cada jogador. Para o roque ser possível
têm de se verificar as seguintes condições: . O Rei que vai fazer o lance não se pode ter movido durante o jogo. . A Torre vai fazer o lance não se pode
ter movido durante o jogo. . O Rei envolvido não está em xeque. . Todas as casas entre o Rei e a Torre têm de estar desocupadas. . O Rei não passa por
uma casa atacada por uma peça inimiga durante o movimento. . A casa de destino do Rei não está a ser atacada. . O Rei e a Torre têm de ser do mesmo lado.
. O movimento de roque consiste no Rei movimentar-se duas casas na direcção da Torre e a Torre passar para a casa adjacente ao Rei do lado oposto ao que
se encontra inicialmente. Xeque, Mate e Empate Xeque Quando o Rei está a ser atacado por uma peça inimiga diz-se que este está em xeque. No final da jogada
o Rei não pode ficar em cheque, se o jogador se enganar e deixar o Rei nessa situação este terá de refazer o lance, neste caso a regra piece tuche piece
joue se possível tem de ser respeitada. Caso não seja possível deixar o Rei sem estar em xeque a posição passa a ser de mate e o jogo termina com derrota
para o lado que se move. Mate O jogador que está em xeque não pode evitar que o seu Rei deixe de o estar no final do seu lance. Esta situação é designada
mate e implica a derrota para o lado do Rei que está em xeque vitória para o outro. Empate Quando o lado a mover não tem nenhuma jogada legal que possa
realizar e não está em xeque o jogo termina com empate. Outras Regras Desistência e Proposta de Empate Um jogador pode desistir a qualquer momento, o que
implica a sua derrota. Após realizar uma jogada um jogador pode propor empate. O adversário pode aceitar, o jogo termina com empate, ou recusar, o jogo
continua regularmente. Repetição de Posições Quando a mesma posição é atingida três vezes com o mesmo lado a jogar, este pode optar por terminar o jogo
com empate. De notar que posições antes a após roque são consideradas diferentes. Regra das 50 jogadas Se existirem 50 jogadas consecutivas sem capturas
ou movimentos de peões, isto é 50 lances para as brancas e 50 lances para as pretas, qualquer dos jogadores pode optar por terminar o jogo com empate.
Tocar nas Peças Esta regra diz que quando se toca numa peça esta tem de ser jogada, ou do francês: "piece touche piece joue". Num jogo com deficientes
visuais esta regra foi adaptada para "peça retirada da casa de origem é peça jogada, pois o tabuleiro e as peças precisam ser tocadas sempre para a análise
da posição.